sábado, 8 de maio de 2010

Temos casos também como o da senhora Maria de Lurdes, 67 anos, chegando a simular dores ou doenças para teram diante de si um médico platonista. Quem fala sobre o assunto é a auxiliar de enfermagem Joelma Maria Cipriano que está na emergência da Santa Casa, desde 1986, essa senhora chega sempre na instituição se lamentando dizendo "estou tão fraquinha" passa por uma consulta e é encaminhada a um leito para tomar soro, olha com um olhar triste para a auxiliar e diz com os olhos cheios de lágrimas "eu estou mesmo é com fome, faz tempo que não me alimento, trocaria esse soro minha filha por alimento" a auxiliar de enfermagem se compadece da situação e logo providencia um prato de comida para a idosa. Nos conta que isso é rotina da casa.

Outras situações que também acontecem na emergência, são pessoas que são viciadas em medicamentos controlados, como diazepan, que estão diariamente nas filas da emergência da Santa Casa, alegando dores, e que precisam do medicamento, pois não tem dinheiro mais para comprá-lo. em muitos casos essas pessoas alternam horários para que peguem sempre médicos diferentes para que não sejam notados.

Vale salientar que muitos casos que existe na Santa Casa, se quixando de dores ou doenças as mais diversas estão no mínimo, ocupando lugar daqueles que realmente necessitam de medicina de emergência.

Um comentário:

  1. Texto legal mas achei um tanto desnecessário esse enfoque constante no fato de que os hipocondríacos "atrapalham" o serviço dos profissionais da saúde. As situações desagradáveis envolvendo "falsos doentes" tomando o lugar de pessoas que realmente precisam de atendimento descritas acontecem mas o autor parece culpar os próprios portadores da condição em questão pelos impasses gerados por eles.
    Tendo como base fontes confiáveis na área da psicologia, afirmo com categoria que o hipocondríaco jamais deve ser culpado pelo que ele acaba causando, visto que o mesmo também é portador de uma doença, ainda que derivada de fatores psicológicos.

    ResponderExcluir